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Explorando os Jornais
Que tal algumas sugestões de trabalho com jornais?

O interesse pelos jornais pode ser despertado pelos pais,
a partir do exemplo e da prática regular de leitura de diários  ou ainda
na escola, através de projetos e trabalhos que utilizem esse rico recurso.

Compre o jornal todos os dias e tenha em suas mãos um mundo de informações. Política, economia, cultura, esportes, cotidiano, educação, ciência, gastronomia ou artes são temas que todos os dias estão em destaque, com maior ou menor ênfase, dependendo dos acontecimentos da véspera. Invariavelmente as principais manchetes são destinadas aos fatos do cenário político ou econômico, mas há invariavelmente espaço para todos os assuntos.

E o que fazemos com as edições dos diários que circulam em nossas cidades depois do final do dia?

O mais comum é que joguemos no lixo. Torna-se material descartável que ninguém quer acumular em casa, até mesmo pela evidente falta de espaço. É isso o que devemos realmente fazer? Será que as notícias de ontem ou anteontem não podem ser aproveitadas para fomentar trabalhos e projetos em sala de aula? E as inúmeras fotografias que diariamente ilustram as páginas desses veículos de informação e comunicação, elas não podem ser coletadas e guardadas para uso posterior?

As lições que a escola tem que dar a seus alunos passam necessariamente por uma revisão em vários aspectos. Entre eles, por exemplo, a conscientização dos mesmos quanto aos limites do planeta Terra, exaurido depois de aproximadamente 300 anos de exploração industrial. E a preservação e recuperação da nossa “nave-mãe” tem relação direta com a reutilização dos recursos que podem ser reciclados.

Ao invés de simplesmente jogar fora todos os cadernos que compõem um jornal diário verifique de que forma esse rico material que nos custa tantas e tantas árvores para a produção do papel pode ser reciclado. Ensinem seus alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e, quem sabe, até mesmo no 3º grau, a poupar a natureza de um desgaste ainda maior estimulando as práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais como o papel, o alumínio, o vidro, a madeira,…

 Ensine as crianças a desde cedo reciclar e reaproveitar materiais
como papel, alumínio, vidros, madeira,… Os jornais também
devem ser encaminhados para grupos que realizam essa importante
tarefa, mas não se esqueça de destacar dos jornais as imagens,
artigos, charges, quadrinhos, cruzadinhas e demais
recursos que puder aproveitar em sala de aula!

Essa já é, como se pode perceber, uma lição obrigatória de cidadania e comportamento ético. Ao ensinar nossas crianças, adolescentes e jovens a preservar meios e recursos estamos promovendo uma prática que se revela solidária em sua essência por ensinar que o mundo não pertence somente a cada um de nós, mas a todos que por aqui vivem e também as gerações do futuro. Não podemos legar aos nossos herdeiros um planeta tão depauperado que não lhes seja possível sobreviver e permitir que outras espécies por aqui prossigam suas existências…

Temos que, no entanto, ir além do reaproveitamento da matéria-prima básica dos jornais. Ao se propor uma exploração desse veículo de notícias devemos pensar que ele possui muitos elementos que se adicionam ao recurso físico que hospeda aquilo que conceituamos como sendo um jornal e que dão a ele a capacidade de comportar a história, a cultura, a experiência, a arte e a própria vida humana ao retratar em seus artigos, colunas, charges, editoriais, palavras cruzadas, fotos, gráficos ou tabelas o cotidiano de toda a gente que vive nesse mundo…

Nesse sentido iremos pensar e propor algumas possibilidades de trabalho pedagógico que tenham por base a utilização do jornal em sala de aula. Vejamos algumas práticas possíveis que podem instigá-los:

1- Selecione somente o texto dos artigos de primeira página. Retire dos mesmos as manchetes e qualquer acompanhamento explicativo (chamados na gíria jornalística de “olhos”). Proponha aos alunos a leitura desses textos dando cópias do mesmo artigo para cada um dos estudantes. Dois caminhos podem ser utilizados para complementar essa prática: no primeiro pedimos aos alunos que criem um título para a matéria lida; no segundo requisitamos que eles complementem as informações com base ou na criatividade ou em informações que tenham obtido a partir de outros meios de comunicação. É ainda possível e interessante utilizar as duas práticas ao mesmo tempo. 


Leia os jornais diários e cultive o hábito de selecionar materiais
que possam ser úteis em suas atividades e trabalhos na escola.
Essa ação pode e deve ser regular entre educadores e estudantes.

2- Os editoriais são os elementos através dos quais alguns dos principais jornalistas de cada órgão de imprensa analisam as notícias e fatos mais importantes do dia ou da semana. Há editoriais especializados para cada setor dos jornais, sendo encontrados especialistas em política, economia, educação, ciência, tecnologia, artes, esportes, cinema, teatro, televisão,… Uma atividade interessante com editoriais seria propor, por exemplo, que um determinado tema fosse alvo da leitura dos alunos durante alguns dias a partir de diferentes veículos de informação (como revistas, sites da internet e jornais diversos). Depois de toda essa leitura e informação sendo disponibilizada e analisada pelos estudantes, caberia a eles ler os editoriais sobre o tema e escrever textos em que confrontam suas idéias com aquilo que foi produzido por esses experientes e importantes jornalistas. Para que o projeto fique mais interessante ainda o ideal seria que esses comentários e críticas dos alunos fossem enviadas para o setor de cartas do jornal ou mesmo para o e-mail do jornalista.

3- Uma das práticas regulares adotadas por vários diários são as colunas que apresentam notícias curtas e rápidas, que também abordam todos os temas que são usualmente trabalhados pelos jornais em seus respectivos cadernos. Em relação a esses breves relatos os estudantes poderiam buscar formas de complementar a informação para que pudessem conceber uma notícia mais definida e que traduzisse para o leitor o todo dos acontecimentos ali narrados. Para realizar esse trabalho o ideal seria que outros jornais, revistas de informação ou especializadas e ainda a Internet servissem como referencial de apoio.

4- Entrevistas publicadas pelos jornais invariavelmente abordam temas polêmicos e de grande interesse para a comunidade a partir da conversa com alguma personalidade que atua na área em questão. Aos estudantes seria pedida a leitura das reportagens e a identificação dos temas mais destacados ali discutidos. Com base nessa temática destacada poderia ser encomendada uma outra entrevista com alguma pessoa da comunidade que tivesse conhecimento ou experiência no setor e que pudesse comentar, avaliar e se posicionar quanto ao tema e também relativamente aos pensamentos do entrevistado do jornal.

5- Gráficos, tabelas e infográficos são materiais que podem e devem ser utilizados para aulas de matemática, geografia, história, química, física ou mesmo para a composição de redações. Deve-se analisar o material publicado pelo jornal e, com base nessa prévia reflexão feita pelo professor, podem ser criados exercícios, questões de prova, comparações com outras referências,…

6- Atente para as imagens divulgadas pelo jornal e faça um trabalho de coleta semanal das fotos e reproduções que mais lhe chamarem a atenção. Procure guardar junto com a imagem os dados relativos a notícia com a qual aquela foto foi publicada e também a data e a edição do jornal em que a mesma foi disponibilizada. Crie um banco de imagens, mapas, gráficos, tabelas, charges e até mesmo quadrinhos relacionando-os a disciplinas e matérias da escola. Utilize-os em provas, exercícios, tarefas, aulas expositivas,…

7- Quase todos os jornais que conheço têm histórias em quadrinhos e charges. Tanto um recurso quanto o outro podem motivar reflexões, debates, associações com temas das aulas ou mesmo servir como material para novas produções artísticas. No caso dos quadrinhos procure usar as tiras para iniciar algumas de suas aulas (desde que a produção selecionada possua uma relação com o que você pretende abordar naquele momento). Os alunos geralmente gostam muito dos personagens e se sentem a vontade para realizar análises por se sentirem tão próximos do universo das histórias em quadrinhos. Isso cria uma necessária e evidente empatia entre o professor e os estudantes.

Até mesmo os jogos e divertimentos disponíveis nos jornais podem ser
utilizados como matéria-prima para aulas, projetos e tarefas. As
palavras cruzadas e o Sudoku são muito bons para firmar
vocabulário específico, palavras-chave e ajudar no raciocínio.

8- Recorte as palavras cruzadas do jornal para dar uma tarefa que é ao mesmo tempo engraçada e trabalhosa. Livre-se das alternativas e proponha aos estudantes que façam uma nova relação de questões que possam servir de base para o preenchimento das lacunas. Estipule um tema que você esteja trabalhando sem suas aulas como referência para essa cruzadinha… Outro divertimento dos jornais que pode também ser aproveitado pelos professores é o popular jogo conhecido como Sudoku…

9- Recorte o título das matérias jornalísticas divulgadas num dia qualquer e leve para a sala de aula. Distribua aleatoriamente e estabeleça como tarefa desse dia que eles criem textos que tenham como base aqueles títulos que você deu a eles. Quem estiver por dentro das notícias irá acabar escrevendo sobre os acontecimentos que foram registrados pela televisão, rádio, internet ou outras mídias escritas. Quem não acompanhou os acontecimentos acabará produzindo uma peça de ficção…

10- Escolha artigos que abordem questões relevantes do campo social, político ou econômico. Faça uma leitura conjunta com os alunos. Realize discussões e debates coletivos com a turma toda. Peça a eles contribuições e que também busquem a opinião de familiares, amigos ou conhecidos sobre tais temáticas. Depois de todos esses levantamentos proponha que os próprios estudantes produzam editoriais que serão publicados no jornal da escola, divulgados no site da instituição (ou que motivem o surgimento de um blog/fotoblog de construção coletiva e permanente durante o ano), que sejam enviados a jornais ou que motivem o surgimento de uma rádio escolar…

O que apresento aqui são apenas algumas sugestões de trabalho com jornais. Há inúmeras outras que podem ser pensadas, planejadas e trabalhadas pelos educadores. Pense nisso e, se possível, socialize idéias e projetos. O que foi valiosos para você pode ser também enriquecedor para muitos e muitos professores de nosso país.

O importante nisso tudo é perceber que os jornais podem ser ótimas fontes de trabalho e aprendizagem para nossas escolas e que todos os seus ricos e variados recursos devem ser utilizados com freqüência pelos professores em projetos pedagógicos. Pense muito nisso antes de jogar a edição de hoje do jornal no lixo…

João Luís Almeida Machado
Doutorando pela PUC-SP no programa Educação:Currículo;
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(SP);
Professor universitário e Pesquisador atuando no Centro Universitário Senac em Campos do Jordão.