Concepções

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA / FINALIDADE :

Promover a apropriação do conhecimento científico.

CONCEPÇÕES

DE MUNDO:

O mundo é o local onde ocorre as interações homem-homem e homem-meio social e homem-meio ambiente caracterizadas pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Devido a rapidez do processo de assimilação das informações e pela globalização, torna-se necessário proporcionar ao homem o alcance dos objetivos materiais, políticos, culturais, espirituais para que sejam superadas injustiças, diferenças, distinções e divisões na tentativa de se formar o ser humano que se imagina. Isto será possível se a escola for um espaço que contribua para a efetiva mudança social.

Ao longo do tempo grande parte da humanidade esqueceu seus valores e referências, sendo que muitos consideram os conceitos éticos como ultrapassados e/ou desinteressantes. Fomos no decorrer da história mobilizados por ideologias que inverteram a escala de valores. O individualismo impera em  toda parte, e contraditoriamente a sociedade individualista, acaba por “matar” o indivíduo. Isto certamente tem gerado em todos conflitos e tensões das mais diversas ordens. O grande desafio para a humanidade no momento é resgatar  valores esquecidos, como:  Compreensão, Fraternidade, Gratidão, Generosidade, Alegria, Flexibilidade, Honestidade, Paz, Integridade, Responsabilidade, Parceria…

DE SOCIEDADE:

Somos uma sociedade competitiva baseada nas ações e resultados, por isso precisamos construir uma sociedade dinâmica, crítica, reflexiva, democrática e integradora, fruto das relações entre as pessoas, caracterizadas pela interação de diversas culturas em que cada cidadão constrói a sua existência e a do coletivo.

Somos uma sociedade competitiva baseada nas ações e resultados, por isso precisamos construir uma sociedade dinâmica, crítica, reflexiva, democrática e integradora, fruto das relações entre as pessoas, caracterizadas pela interação de diversas culturas em que cada cidadão constrói a sua existência e a do coletivo.

DE HOMEM:

O homem, na atualidade, é um ser competitivo e individualista, resultado das relações impostas pelo modelo de sociedade em vigor. Promovemos um ambiente escolar voltado para o bem estar do grupo e não do indivíduo. O homem, que modifica a si mesmo pela apropriação dos conhecimentos, modifica também a sociedade.

DE EDUCAÇÃO:

Uma educação de qualidade se faz quando os saberes científicos superam o saber comum. Além disso, o  processo educacional deve contemplar um tipo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução de saberes “cristalizados” e invada o campo da tecnologia, da pesquisa, da troca de experiências, das visitas a campo, da leitura, enfim, onde o aluno possa refletir e buscar alternativas de superação da realidade.

DE FAMÍLIA:

Considerando que o ser humano aprende o tempo todo, nas mais diversas instâncias que a vida lhe apresenta, o papel da família é fundamental, pois é ela que decide, desde cedo, o quê seus filhos precisam aprender, quais as instituições que devem freqüentar, o que é necessário saberem para tomarem as decisões que os beneficiem no futuro e principalmente: valores humanos!

Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares.

DE TRANSVERSALIDADE:

Os temas transversais são abordados desde o 1º ano, visando estimular o autoconhecimento e o conhecimento do outro, para que floresça em nossos alunos o respeito as maneiras diferentes de ser e pensar, e se consolide a convivência harmoniosa.